AEP Link POCI-02-0853-FEDER-036026 Abrir Menu
 

É preciso estar atento ao conhecimento que é criado no universo empresarial

12-09-2019
Também a transferência de conhecimento entre o sistema científico e o universo empresarial é essencial para a inovação, mas também o inverso, considera. «É preciso estar atento à inovação que se gera nas empresas. Para cada necessidade há sempre solução, e gera-se conhecimento nas empresas que pode ser aperfeiçoado nos laboratórios. Não podemos ter medo de inovar e de internacionalizar, só temos é de cooperar, procurar o parceiro certo, criar redes de confiança com diversos stakeholders». Nesse aspeto as associações como a AEP têm um papel fundamental, em identificar parceiros que se complementem.

 


Para António Machado, diretor de agência na Granca Portugal, a inovação é o caminho a seguir, caso contrário não há criação de maior valor. Claro que representa um custo, e que é difícil obter financiamento, mas há que perseverar, tem de se fazer. António Machado considera que o empresário português tem um problema sério no que toca à inovação, que é a fuga de a mão-de-obra para outros mercados: se o País não crescer nos fatores de atratividade, estas pessoas continuam a sair. Por outro lado, as margens degradam-se ano após ano, é preciso continuar a renovar máquinas, entre outros investimentos recorrentes, e há outros países na europa muito competitivos: só mesmo pela diferenciação é que conseguiremos superar estes desafios.


Mário Almeida, CEO da Nhclima – ventilação e climatização, diz que «sem risco não há negócio», e deu o exemplo da Nhclima, que não depende do mercado nacional, vende 80% para o estrangeiro. A empresa fez o seu caminho correndo riscos, apostando fortemente na certificação internacional, que foi um investimento financeiro tremendo, mas que valeu a pena, e que colocou a Nhclima na liga dos campeões da sua área.


Também Mário Almeida considera que a mão-de-obra qualificada é essencial para a inovação, e que há hoje dificuldade em encontrar profissionais para determinados setores. Considera que a formação tem de ser mais técnica, mais prática, e que o empresário têm de constantemente procurar produzir o mesmo produto com um custo menor, para tentar continuar a ser competitivo.


O LINK LAB TROFA prosseguiu durante a manhã de 12 de setembro, com duas mesas dedicadas à economia digital e à cooperação, terminando com um almoço de networking.


O Link Lab Trofa é promovido pela AEP – Associação Empresarial de Portugal, Câmara de Comércio e Indústria, que conta com o envolvimento da Deloitte, com o apoio da Konica Minolta, Crédito y Caución e Iberinform, e com a colaboração da AEBA. O projeto AEP Link é cofinanciado pelo Compete 2020, pelo Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Saiba tudo o que já se disse nos LINK LABS AEP

Agende os próximos LINK LABS

Conheça a caracterização empresarial do concelho da Trofa

Política de Cookies

Ao continuar a sua navegação está a consentir a utilização de cookies que possibilitam a apresentação de serviços e ofertas adaptadas aos seus interesses. Pode alterar as suas definições de cookies a qualquer altura. Saiba mais aqui

Compreendi