Entrevista: Vasco Falcão, CEO Konica Minolta Portugal e Espanha
09-03-2020
O Projeto AEP Link quis conhecer a visão dos seus parceiros sobre as vantagens e potencialidades do desenvolvimento digital e tecnológico em Portugal para o aumento da competitividade das PME, e sobre o impacto do Portal AEP Link como ferramenta de apoio à cooperação e inovação das empresas.
Conheça a opinião de Vasco Falcão, CEO Konica Minolta Portugal e Espanha:
1. Os especialistas da Konica Minolta referiram recentemente que as principais tendências de Inovação Tecnológica para 2020 vão incidir sobre a inteligência artificial (IA), 5G e automatização. Qual é a importância da definição de uma estratégia digital para o aumento da competitividade das PME?
É fundamental estabelecer uma estratégia digital. Se ela não existir, as PME vão perder o momento e a oportunidade de aprender novas formas de criar valor para os seus clientes, e consequentemente, de gerar lucro. O digital é uma oportunidade para as PME criarem uma boa estratégia que as ajude a competir com uma grande corporação. Basta olharmos para o exemplo do que está a acontecer na banca ou no retalho. Nestes casos, quando uma pequena equipa é alavancada pela tecnologia adequada, pode estar localizada em qualquer lugar do país, e ainda assim, conseguir competir no mercado internacional contra qualquer player global.
2. Num contexto de transição digital, qual a estratégia que a Konica Minolta tem seguido para captar mais clientes e aumentar o seu volume de negócios?
A Konica Minolta tem vindo a crescer no mercado português desde 2008 e a estratégia que seguimos é tornar os nossos processos mais eficientes e transparentes com os clientes.
Neste mundo digital, o que fazemos em Bragança depressa chega a Faro e, por isso, o nosso objetivo é proporcionar a todos os nossos clientes uma experiência de excelência, ouvir constantemente as suas opiniões, estabelecer parcerias, e conseguir acrescentar valor em todas as operações. É importante salientar que o fundamental é manter o elemento humano como elo fundamental da nossa relação com os clientes.
3. Sendo o Vasco, o CEO da Konica Minolta em Portugal e Espanha, que lições pode partilhar sobre a gestão de equipa e o alcance e superação de resultados esperados?
O mais difícil, depois de muitos anos a atingir e a superar resultados, é manter a motivação para continuar a crescer e a ganhar. Por isso, é fundamental ter um ambiente de trabalho equilibrado, fomentar um espírito de desafio, e criar novas formas de manter a chama da inovação e do avanço contínuo. Utilizar de forma massiva a tecnologia para melhorar a comunicação, e por fim, é essencial ter pessoas na equipa que são melhores do que nós.
4. De que forma o Projeto AEP Link pode potenciar o aumento dos níveis de adoção digital nas PME?
Penso que a responsabilidade de iniciativas como esta é dar o exemplo, mostrar o que é a digitalização e como esta pode ajudar uma empresa. Se no final deste projeto as empresas perceberem que a Konica Minolta ajuda empresas a desenvolver a sua estratégia digital em dois eixos, "como usar a tecnologia para captar mais clientes”, e "como usar tecnologia para simplificar os seus processos de negócio”, eu já fico muito satisfeito.
A Konica Minolta é uma empresa multinacional com presença em 49 países, foi fundada em 2003 no Japão, e presta serviços na área das soluções de IT, digital office, impressão profissional e digital, inovação, e imagens médicas.
Saiba mais sobre a Konica Minolta aqui.