Estudo “Economia Digital e o papel das PME da Região Norte"
23-05-2018
A IDC, em conjunto com a ACEPI, apresenta o estudo que tem como objetivo analisar o estado da economia digital a nível global, com especial atenção para os mercados que sejam mais relevantes ou tenham maior potencial para as empresas portuguesas.
Este estudo visa assim ser um instrumento de apoio às empresas que pretendam apostar na economia digital, dando um contributo não só na seleção de mercados alvo, como também na identificação de tipologias de produtos, em particular aqueles associados à indústria de produtos transacionáveis como sejam aqueles referentes a vestuário, calçado e acessórios, têxteis, mobiliário e decoração, produtos alimentares entre outros.
O estudo tem em conta nomeadamente os seguintes domínios na caracterização dos mercados em análise:
Este estudo visa assim ser um instrumento de apoio às empresas que pretendam apostar na economia digital, dando um contributo não só na seleção de mercados alvo, como também na identificação de tipologias de produtos, em particular aqueles associados à indústria de produtos transacionáveis como sejam aqueles referentes a vestuário, calçado e acessórios, têxteis, mobiliário e decoração, produtos alimentares entre outros.
O estudo tem em conta nomeadamente os seguintes domínios na caracterização dos mercados em análise:
- Utilização da Internet;
- Nível de compras online;
- Meios de pagamento mais utilizados;
- Condições de distribuição e serviços postais;
- Utilização de tecnologias nas empresas;
- Legislação e regulação;
- Maturidade da Economia Digital;
- Importação de produtos a partir de Portugal.